"Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura." (Rodrigo Poeta)

terça-feira, 26 de julho de 2011

10°lugar no V° Concurso POESIARTE





- 10°lugar no V° Concurso POESIARTE.
- Nome: Paulo Henrique Schneider.
- Natural de Morro Reuter/RS .
- Cidade em que representa: Morro Reuter/RS. 
- Pseudônimo: Rico Tunas.
-Poema: Eu e o Mar.
-Atividades: Biólogo e poeta.
-E-mail: schneider.ph@hotmail.com




- 10°lugar com poema:









Eu e o Mar



O Mar

Ecoavam como as batidas da alma,
As ondas que ao longe indômitas retumbavam.
O vento criava sibilos em suas lufadas
E no horizonte céu e mar se acariciavam.

As óperas entoadas por vento e mar
Davam compasso à excêntrica dança
Onde alva areia e vagas espumejantes
Coreografavam sua eterna aliança.

E as pequenas gotas desprendidas,
Vinham se incorporar à areia da praia.
Assim, embalada pelo vento, também ela:
Nas brancas rendas do mar se espraia.

A vastidão se funde em plácido sonho

Luzindo com o dourado astral,
Que intrinca sua veste clarificada
Vestindo com garbo o essência pessoal.

Eu

Atravessou o infinito do âmago meu.
Paralisou-me extasiado e me tomou completo,
Este vislumbre divino que às vezes me toca,

Largando-me ao mar interior num mergulho direto.

 

O ar que infla meus pulmões, tão marítimos...
Ares cheios de acalantos, cheios de introspecção.
Como pode uma alma se embeber assim,
Com os sentidos em íntima subversão?

Meu interior se tornou vasta imensidade
Fulgurando em pupilas, que eram então,
O acesso ligante do imo e do externo
Trazendo, para a alma, emulação.

Nesta hora, perceptível foi a vida.
Displicência esvaiu e se tornou benevolência
O mar de angústia exaurido se tornou
E o sol vital trouxe paz com veemência.

O Mar e Eu

Tangível é a sensibilidade, quando hígida
É a comunhão do homem com a terra.
A alma se junta com toda serenidade
E a vida já não assombra quando berra.

Da lei que tudo rege no planeta, também sou fruto.
O homem, parte deste complexo natural,
Utilizando a posição racional, irracionalmente
Esquece-se que traz este vinculo essencial.

Sendo o maior, mais profundo e imponente,
O mar, manancial de toda esta teia de existência,
É humilde e modesto, difere da presunção humana
Estando sempre abaixo de nós, por indulgência.

Somos unidade em vista geral, o mundo, um...
Assim vi a superficialidade do meu, do seu...
E não houve mais diferença entre nós
Eu, agora era mar e mar era eu.

Pseudônimo: Rico Tunas.

Nenhum comentário: