"Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura." (Rodrigo Poeta)

domingo, 20 de dezembro de 2009

O VENCEDOR PELA VOTAÇÃO DA COMUNIDADE




- Nome: Luciano Dionísio.
- Natural de Venturosa-PE.
- Cidade em que representa: Caruaru-PE.
- Data de nascimento: 2 de março de 1965.
- Atividade: Poeta.


-Vejamos o poema:




Corcel negro

Vulto negro que cavalga
Por mundos desconhecidos,
Pisa a passos decididos:
Cascalhos, relva fidalga...
Cruza vales como galga
Toda sorte de rochedos,
Estorvos, ânsias e medos,
Florestas negras e sinas
Adversas e colinas
Arenosas e degredos.

Corcel negro, negra espada
Ao clarão da lua cheia
Que pincela, que prateia
Seu contorno pela estrada;
Luz que risca a madrugada
Tendo as brisas matutinas
Sacudindo suas crinas;
Soprando seu pelo nobre,
Seus olhos de frio cobre,
Seu peito, suas narinas.

Estro negro que me inspira
A ser negro paladino
Pela vida, sem destino,
Dedilhando minha lira.
Mas, focando minha mira
Num oásis do futuro
Onde o ar é mais que puro,
Onde a água é cristalina
E a palmeira se reclina
Sobre um porto mais seguro.

Tempo negro que me range
A dentuça e incha a veia;
Que me brada, chicoteia,
Crava esporas e me tange;
Que viola e que abrange
Minha sina, rumo ao nada,
Num galope sem chegada,
Qual intrépido mustangue,
Corcel negro, puro sangue,
Numa eterna disparada!

*Luciano Dionísio/Caruaru-PE.
*Pseudônimo: Marcello Baruk.

Nenhum comentário: