"Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura." (Rodrigo Poeta)

sábado, 9 de junho de 2007

Iº CONCURSO POESIARTE 2007




Iº CONCURSO POESIARTE


OBJETIVOS

A Comunidade “POESIARTE” promove o Iº Concurso de poesias, com o objetivo de:

- divulgar trabalhos dos poetas que se inscreverem, tanto na própria comunidade POESIARTE como em blog Antologia POESIARTE e pelo Jornal O Popular da Costa do Sol de Iguaba-RJ, promovendo uma integração poética;
- disponibilizar aos amantes da poesia momentos de beleza,lirismo e claro de uma variabilidade poética;
- expandir arte e cultura por todos os meios virtuais e pelo meio impresso;
- de torná-la uma referência cultural dentro do orkut e na mídia impressa.

O concurso é de âmbito nacional e está aberto a todos os interessados em participar.

[Rodrigo Poeta]

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

TEMA:LIVRE
TAMANHO: UMA POSTAGEM DO ORKUT

DISPOSIÇÃO NA PÁGINA:
TÍTULO;
POESIA;
NOME/PSEUDÔNIMO DO AUTOR (A);
LOCALIDADE.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Está vetada a postagem de poesias para concorrer ao concurso, o dono da Comunidade, bem como as seis pessoas da comissão julgadora do Concurso, ficando os Moderadores da comunidade liberados a participar.

2. Está vetada a participação de pessoas que possuam dois perfis, ou mais, no orkut, deverá escolher o perfil que melhor atenda às expectativas de poeta para participar, caso não atenda a presente instrução, será desclassificada antecipadamente.

3.As decisões da Comissão do Concurso são soberanas e inquestionáveis.

COMISSÃO DE CONCURSO

1. Serão designadas pela administração da comunidade seis pessoas para:

1.1. A escolha das três melhores poesias, que serão colocadas em postagem, imediatamente abaixo do encerramento do concurso, pela Administração da comunidade;

2. A Comissão caberá verificar possíveis problemas, quanto a tamanho da postagem, erros ortográficos, versos incompletos, dados do autor (a) incompletos, temas inadequados, etc.

2.1.1.Não serão aceitos temas pornográficos, preconceitos de cor, raça, religião, etc, a poesia será imediatamente vetada.

A COMISSÃO DO CONCURSO

1. Para permitir que todos os poetas amigos, da comunidade ou de outras, possam participar sem restrições eu, como Administrador da Comunidade POESIARTE, convido para integrar a Comissão de Concurso as seguintes pessoas:


- Katia Zandomingo.
*Professora com mestrado em Lite
ratura Brasileira pela UERJ.
*Rio de Janeiro-RJ.


- Rodrigo Octavio (Rodrigo Poeta).
*Poeta, professor e pesquisador.
*Cabo Frio-RJ.


- Soninha Ferraresi Porto.
*Poeta e integrante da Casa do Poeta Rio-Grandense-RS.
*Porto Alegre-RS.


- Marya Ceça.
*Jornalista.
*Recife-PE.


- Luiz Fernando Prôa.
*Poeta, escritor, ativista cultural e editor do site Alma de Poeta.
*Rio de Janeiro-RJ.

- Franklin de Oliveira.
*Jornalista e diretor do Jornal O Popular da Costa do Sol.
*Iguaba-RJ.

DELIBERAÇÃO FINAL

A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições serão aceitas de 08 maio (12:00) a 6 de agosto de 2007 (até às 24:00), horário do orkut.

VOTAÇÃO

1. Ao término das inscrições, uma comissão de jurados vai fazer a escolha de seis poesias para a premiação final, que deverá ter seus trabalhos expostos no perfil da comunidade, no blog Antologia POESIARTE e no Jornal O Popular da Costa do Sol de Iguaba-RJ.

2. No período do concurso até a decisão final, a poesia não poderá ser divulgada por scraps e outras comunidades do orkut.


* O resultado das seis melhores poesias sairá no dia 24 de agosto na comunidade.

Observações:

*A poesia não precisa ser inédita.
*As inscrições podem ser feitas para o e-mail: poesiarte@hotmail.com.


32 comentários:

Anônimo disse...

Eu estou muito feliz, por participar do primeiro concurso de Poesiarte.

disse...

Estou muito feliz em participar do Concurso Poesiarte. Estou feliz pois, amo escrever e estou feliz, pois meu texto vai ser julgado e cada Concurso que participamos serve como termometro pra gente saber se estamos indo no caminho certo. Estou feliz!

Tereza Neumann

L. Rafael Nolli disse...

Olá, meus camaradas! Estou participando e acho louvável toda essa movimentação pró-literatura que está acontecendo tanto aqui nesse blog, e nos demais vinculados, quanto na comunidade - que tem sido sempre atenta aos novos poetas, geralmente sem espaço, marginalizados! é isso aí! Abraços a todos!

Dora Dimolitsas disse...

Boa noite meu amigo Rodrigo
feliz de perceber
que seu trabalho é bastante abrangente e com foco nos poetas
parabéns,tens uma visão além
Abraços da Dora

Adenilton A. Souza disse...

Massa esse concurso de poesia, vou participar, quero mostrar o meu trabalho apesar de amador, e tambem vai ser legal apreciar o trbalho dos amigos.

Deise Formentin disse...

oi Rodrigo, meu amigo adorei a idéia desse concurso, ele proporciona a todos os poetas uma oportunidade de expor seu talento e suas obras, pois as mesmas as vezes estão esquecidas na gaveta por falta de incentivo e uma oportunidade como essa, com certeza vocês terão muito trabalho para julgar essas poesias, pois pelo que pude perceber e ler, elas são muito boas, com uma ótima qualidade, eu fico muito feliz em participar, beijus amigo, e continue sempre assim, dando vida a seus projetos, e incentivando e difundindo ainda mais o mundo da literatura e da poesia. Bjus

Unknown disse...

oi, amigos poetas acho ótima essa
iniciativa do concurso , estou participando, Quero parabenizar a todos os participantes e a vocês
da comunidade
um abraço a todos
Wilson Tupac Amaru

Anônimo disse...

Legal ver o pessoal levando isso a sério.
Parabéns ai Rodrigo.
Vlw
fui

Sandra Almeida disse...

Olá,acho interessante e importante essa iniciativa.Dará oportunidade a todos que escrevem mostrarem seus trabalhos.E sendo assim interação entre os colegas.Grata pelo convite!

Sandrah

Pedro Pieroni disse...

Como já disse Marco MArcondes, um grande amigo meu, "o que será da arte se não existir artistas?". Pois bem, tomando como base suas palavras, eu digo: O que será do escritor, aquele que escondido num quarto terminado o poema e o colocando na gaveta, se não existir um canal que comunique sua existência com o mundo? Será um Poeta, claro, mas o grande "barato" da arte está em dividir experiências, emoções, tristezas, contentamentos, dores, enfim, poesias.
Engraçado que conheci POesiarte hoje, numa comunidade do orkut. E dizem q há somente futilidades no Orkut.
Pelo contrário, fiquei feliz em encontrar pessoas que, como eu, vê na literatura, seja o gênero que for, um meio de expressar sua vida, sua arte, sua eternidade...
Quanto ao concurso, para mim, o que vale mesmo é estar com vocês!
Abraços.
Pedro Pieroni

Anônimo disse...

Gostaria de enfatizar a importância da poesia na vida escolar de cada criança. As várias formas de leitura são muito importantes para formar cidadãos conscientes, críticos, pensantes, valorizando e respeitando as formas variadas da linguagem e o modo de pensar de cada pessoa. Rodrigo, um jovem poeta, tem mostrado a importância dessa valorização. Buscando no seu interior a melhor forma de demonstrar esse potencial em massa. Fico alegre por saber que nossa cida Cabo Frio nos deu de presente este jovem. Espero que a população da nossa cidade saiba valorizar a cultura e a leitura dos jovens.

Glauce.
glaucezesiv@ig.com.br

Regina Rocha disse...

Agradeço pelo convite do meu amigo Rodrigo para participar do Concurso Poesiarte, pois ele realmente sabe cativar as pessoas e evidencia a poesia de uma forma tão linda com os seus trabalhos e também de outros amigos, fazendo todos interagir e serem participativos. Parabéns a comunidade e a todos os amigos que colobaram juntamente com meu amigo poeta, professor, pesquisador...:D
:***

Minha vida disse...

Esta será minha primeira vez que participarei de um concurso que tanto almejei em minha vida!
Obrigada por me permitir...

Mari disse...

essa iniciativa é um excelente passo para aumentar a cultura e o interesse das pessoas.iniciativa essa que vai valer a pena.Parabens pela brilhante idéia.

Anônimo disse...

Esta é uma grande oportunidade para que poetas e poetisas, divulguem os seus trabalhos. Eu particulamente estou feliz por saber que aos poucos estou mostrando a minha obra.

sinceramente,

Moacir Silva

Anônimo disse...

Boa noite! Rodrigo


Esta é a segunda vez que participo de um concurso de poesias. Acho que é um grande incentivo a quem nunca escreveu uma unica linha.

Parabens pela iniciativa.


Marlene Duque Estrada - RJ

cgst disse...

Estou muito feliz e grata a você, querido amigo, Rodrigo pelo convite, incentivo e oportunidade de conhecer o talento de tantos participantes do concurso da Poesiarte. Quero agradecer e destacar aqui também o carinho, respeito e atenção que você dedica a cada escritor, uma marca forte que se percebe desde o primeiro momento que o conhecemos. Parabéns por essa louvável iniciativa e pelo sucesso de todos os seus projetos em prol da cultura no nosso país e no mundo.
A você e a todos o meu abraço carinhoso
Clara Strapazzon

Unknown disse...

particulamente estou muito feliz em participar desse concurso de poesia,é uma porta que abre pra descobrir novos talentos.E pra gente saber como anda sendo aas opinioes das pessos sobre nossas poesias.

Soninha Porto disse...

Querido amigo,
é uma honra participar como jurada do teu concurso.
O importante disso é ser um canal excelente de divulgação dos poetas e a sua poesia.
O Concurso pinça os melhores, segundo uma ótica totalmente individual, mas que engrandece a sua manifestação.
Hoje, vemos movimentos contrários, mal interpretados pelos críticos e alguns escritores modernos, julgando-a banalizada, por ter chegado à internet, e também por que uma massa de pessoas, segundo dizem, mal-informada, está fazendo poesia.
Aliado ao fato de as editoras não se nteressarem, preferem reeditar os famosos, do que abrir espaço aos novos.
Analisando tudo isso, a criatividade está saindo pelos poros e a poesia está aí, ao alcance de todos, e hoje ter um computador em casa, está deixando de ser privilégio de alguns, e a informação está também ao alcance de todos. Desta massa que faz poesia hoje, alguns se destacam e servem de estímulo a quem busca espaço no mundo literário, portanto o negócio é aproveitar este mundo da informação e pesquisar, estudar, ler muito e criar, o povo brasileiro tem esta característica, é criativo, tem que aprender a pensar, e somente com iniciativas culturais fundamentadas em inclusão e socialização do indíviduo, projetos tanto da área privada como da estatal, podem mudar este estado de emburrecimento que o mundo moderno propicia. Aproveitar e fazer da internet, o meio de comunicação globalizado, um verdadeiro aliado ao desenvolvimento cultural.
Amigo o teu concurso mostra isso, são 130 pessoas de todos os lugares do Brasil, de todos os estilos, que lá estão promovendo a poesia, isto é fantástico!
Um abraço e parabéns pela iniciativa!

Maria Flor✿ܓ disse...

Meus Queridos,
Estou muito feliz em participar deste concurso.
Uma grande oportunidade para os
poetas divulgarem seus trabalhos.
Só posso agradecer, e desejar a todos os participantes Boa Sorte!

Maria Flor!

lelington disse...

Rodrigo,como vc sou escritor de mais de 25 livros,na maioria ligado a saúde,uma boografia A Trajetória e a Fantástica Vida d Santos Dumont,que levei 2,5 anos de 14hs/d e que está sendo analizado por dois grandes cineastas,veja na comunidade Alberto Santos Dumont,comentario do tópico Livro de Santos Dumont poderá virar filme.Também sou poeta nas horas livres.
Quero Parabenizá-lo pelo seu trabalho em prol da cultura negra

Glorinha disse...

Estou encantada com o trabalho do Rodrigo, que organizou um concurso muito bem elaborado, achei linda a iniciativa dele de convidar de uma forma tão carinhosa a todos, eu até resolvi participar, já que não é o meu costume, estou honrada com o convite e me sentindo feliz por ver inscritas tantas poesias lindas.

ana wagner disse...

Excelente a comunidade e os cuidados com o conucrso! Estou feliz em participar. Grande abraço!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa! Sinto-me feliz em estar participando deste evento.

turtle10 disse...

Foi com imensa satisfação que resolvi participar do concurso. Parabéns pela iniciativa e pela oportunidade de ler poemas de qualidade de outros poetas neste site.

Luiz A S Monjeló
Manaus Amazonas

Magy disse...

Rodrigo, meu novo amigo poeta! Antes de qualquer comentário tenho que lhe dizer:Você é a simpatia em pessoa, e extravasa isso em seu trabalho.Parabéns.
Me inscrevi no Orkut para fazer um teste. Queria saber como se comunicava essa moçada (meus netos e amigos) e me surpreendi. Dentro de um programa de comunicação que de inicio me parecia muito fútil, fui conhecendo pessoas sérias, bem intencionadas,com ideais definidos, voltadas para o bem social,a arte,a literatura e a religião. Você é uma dessas pessoas. Mais uma vez, parabéns, pela iniciativa desse concurso de poesia ,que já é sucesso. Estou feliz em poder participar com outros poetas bem mais experientes do que eu. Essa é uma boa maneira de continuar aprendendo, e também de desfrutar do convívio de pessoas maravilhosas, como vocês.
Goiânia, 03/08/07
Gildina Roriz (Magy)

reginaldofc disse...

Primeiramente, quero parabeniazar
esse jovem poeta Rodrigo, pelos seus excelentes e brilhantes serviços, prestados para nós poetas,
isso só vai gerar crescimento no âmbito...valorizando a poesia e os
seu autores da "arte-poética".

Parabéns poeta.

Abraço.

Sirlei Passolongo disse...

Maravilhosa iniciativa, pois o Brasil precisa disso, de pessoas que permitam e estimule a arte, a culutura.
Abraços

Sirlei Passolongo disse...

estimulem..rs a cultura!

parabéns Rodrigo!

ESCRITORA VERA SALBEGO disse...

Parabéns aos amigos escritores pelo brilhante Concurso Antologia Posiaarte.Incentivar a poesia e motivar para um mundo melhor com mais arte e cultura.um abraço.Vera Salbego
http://verasalbego.zip.net

Julio Sampietro disse...

Fiquei imensamente lisonjeado pela classifica�o do meu poema "O Espantalho Protetor" e pelos 500 pontos obtidos da curadoria. Parab�ns Rodrigo Poeta pela vitoriosa realiza�o desse concurso. Julio Sampietro - Curitiba / PR

Anônimo disse...

Fiquei imensamente lisonjeado pela classificação do meu poema "O Espantalho Protetor" e pelos 500 pontos obtidos da curadoria. Parabéns Rodrigo Poeta pela vitoriosa realização desse concurso. Julio Sampietro - Curitiba / PR